sábado, 4 de julho de 2009

Descrição

Hoje recebi a tarefa de descrever comportamentos...

Por enquanto vou me limitar às características quase folclóricas, tão enraízadas em nossa cultura de "império" em tempo de repúblicas, mais que centenárias...

"Arroz de festa" - é o típico comportamento copiado da mais antiga tradição "politiqueira dos reinos de Asis, Nenses, Inas e Brasucas". Traduzido para expressões televisivas: "cada mergulho é um flash"!

"Compadecido (a)" - é o(a) transportador(a) de dores ...

"Língua solta" - ao sabor do vento, diante de ignorâncias, solta juízos de valor sobre pessoas que lhe são "perigosas" . Tais juízos distorcidos e tendenciosos são desprovidos de sustentação na honestidade. A única preocupação é com a "justificação" do injustificável de quem se coloca acima do bem e do mal e tem "as costas quentes".

"Patrão ou patroa" - age como se seus semelhantes fossem todos inferiores e seus subordinados devendo seguí-lo(a) em séquito de lisonjas e "puxasaquismo" mal disfarçado .

"Moderno(a)" - está sempre se preparando para o futuro (e bem pago ou paga no presente) mesmo que isto signifique sacrificar o presente de muitos pela sua "dedicação à ciência da governança que o(a) beneficia".




Nenhum comentário: